Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 5 de março de 2010

Ao menos dois fortes novos tremores voltam a atingir o Chile.

Pelo menos dois novos terremotos, com magnitudes entre 6,3 e 6,6 graus na Escala Richter, foram registrados pelo serviço de pesquisas geológicas dos EUA (USGS). O primeiro deles aconteceu às 6h19 desta sexta. O segundo, mais forte, foi sentido por volta das às 8h45. Os novos tremores aconteceram a cerca de 40 km de Concepción, na região de Bio Bio.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, também administrado pelos EUA, não emitiu nenhum alerta de tsunami até o momento. O governo chileno ainda não divulgou se o tremor fez novas vítimas.
Estas foram as réplicas mais fortes registradas depois do devastador terremoto do último sábado, que teve magnitude de 8,8 graus. Estima-se que as vítimas sejam mais de 800, entre mortos e desaparecidos.
Efeitos do estrago
Os danos materiais do terremoto ainda estão sendo avaliados. O muro de uma prisão veio abaixo com o abalo sísmico, o que causou a fuga de mais de 200 detentos na cidade de Chillán, a 401 quilômetros de Santiago. O aeroporto internacional de Santiago chegou a ser fechado devido a alguns danos em suas instalações, e várias pontes ficaram danificadas.
A luz e o serviço de telecomunicações estão cortadas na região metropolitana e em Valparaíso foram registrados danos internos em edifícios. Os bombeiros correm as ruas de Santiago com megafones dando instruções à população.
Em alguns lugares, falta água potável. Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 km ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

0 comentários:

Postar um comentário