Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Alunos protestam contra o calor

Estudantes do período vespertino da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade(C.D.A.), em Rolim de Moura, negaram-se a assistir as aulas nesta quarta-feira, 13-07, em ato de protesto pela falta de ar-condicionado nas salas de aula.  Segundo eles, é impossível tolerar o calor, principalmente pelo fato de boa parte dos ventiladores estarem estragados.
Vestidos com roupas pretas, os alunos estampavam em cartazes frases pedindo providências ao problema. A estudante Tainá Souza era umas das protestantes e disse que durante a tarde é impossível prestar atenção nas aulas. “Durante a tarde é tão quente que ninguém consegue prestar atenção no que os professores falam. Tem gente que chega a passar mal, sendo obrigado a sair da sala no meio da aula. Não dá mais para aturar, vamos cruzar os braços até conseguirmos o que queremos”, desabafa.
De acordo com Noádia Rayane, também aluna do C.D.A., em algumas salas há quase 40 alunos e somente um ventilador funcionando. “Os ventiladores são tão velhos que a gente corre o risco de ficar sem nenhum”, reclamou a adolescente.
A RESPOSTA
Segundo a direção da Escola, a solicitação dos aparelhos ao Governo do Estado ocorreu em 04 de abril deste ano, durante o 1º Encontro técnico de Diretores das Escolas Públicas do Estado de Rondônia, onde o secretário estadual de Educação, Jorge Alberto Elarrat Canto, fez o compromisso de climatizar todas as escolas da rede. Após a declaração, a escola elaborou um Laudo Técnico das instalações elétricas, comprovando a adequação da infraestrutura para o recebimento dos aparelhos, conforme solicitado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). No entanto, a resposta à Representação de Ensino de Rolim de Moura veio a ocorrer em junho, informando que, por conta de um impasse nos tramites da compra dos aparelhos, as escolas deveriam aguardar por tempo indeterminado, contudo, a Seduc não mediria esforços para solucionar o problema o mais rápido possível.
De acordo com os professores, não há nada a ser feito, a não ser deixar os alunos se expressarem, aguardando que a Representação de Ensino do município os convença a desistir da greve.
Novos protestos
Os alunos disseram que as manifestações seguirão durante toda a semana e que o próximo passo será mobilizar as demais escolas públicas, ainda nesta semana, para uma passeata na região central de Rolim de Moura.
Fabiana Cortez/Diário da Amazônia/ Rolim de Moura
13 de julho de 2011

0 comentários:

Postar um comentário