Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cavalgada da Expoagro será neste domingo


Diferente dos anos anteriores, a população de Rolim de Moura se prepara para neste domingo, 31-07, prestigiar uma legítima cavalgada na Capital da Zona da Mata. O evento abre oficialmente a 26ª Exposição Agropecuária de Rolim de Moura (Expoagro), que ocorrerá de 03 a 07 de agosto.
Em 2011, após a formulação do TAC, proposto pelo Ministério Público aos demais órgãos de organização e segurança pública do evento, ficou permitido apenas a utilização de cavalos, carroças e charretes do percurso da cavalgada, que inicia no Espaço Alternativo e segue, em linha reta, até o Parque de Exposições Gov. Jorge Teixeira. O TAC foi assinado por autoridades do município e pela diretoria da Associação Rural (Asrolim).
Alguns itens do Termo de Ajustamento de Conduta geraram polêmicas durante a discussão, mas de acordo com o promotor de justiça, Diogo Boghossian, algumas restrições eram necessárias para evitar acidentes no decorrer da cavalgada, bem como fazer com que o evento retornasse às origens tradicionais da essência da festa.
Segundo Karine Ribeiro, Promotora de Justiça da vara da infância e Adolescência, que também acompanhou a reformulação do TAC, no ano passado 12 menores de idade foram encaminhados ao Hospital Municipal em coma alcoólico, além de cinco adultos. “Uma estatística preocupante e que pode ser evitada, com certas mudanças no método de participação na cavalgada”, enfatizou.
Para Yuri Mesquita, as alterações na cavalgada não proíbem aqueles que não têm cavalos à comparecer ao centro da cidade e acompanhar toda festa. “Mesmo que não possa acompanhar a Cavalgada, todos poderão festejar conosco a abertura oficial da Expoagro nos canteiros da Avenida 25 de agosto. Sei que o efetivo da Policia Militar e do Corpo de Bombeiro é insuficiente para atender os participantes, por isso devo concordar com o que foi imposto no TAC”, informou. “Pelo menos assim teremos novamente um desfile típico caipira, com bois e cavalos, resgatando as raízes do homem do campo. Certamente será um desfile agradável e muito bonito”, concluiu Yuri.
A Cavalgada da Expoagro está prevista para iniciar às 9h, sendo composta pelo Trio elétrico da Comissão Organizadora, que contará com a presença da Rainha e das Princesas da Festa, seguido das carroças, cavalos e bois, sendo finalizada com as viaturas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A previsão é que a festa termine às 13h. O estacionamento do Parque de Exposições estará liberado para os demais trios elétricos, comitivas e veículos automotores.
O descumprimento de qualquer cláusula do TAC acarretará em uma multa no valor de R$15 mil.
Fabiana Cortez/Diário da Amazônia/Rolim de Moura
28 de julho de 2011

0 comentários:

Postar um comentário