Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 27 de julho de 2011

História e Hino de Rolim de Moura é resgatado em Projeto

Desde o início de julho deste ano, os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e ASECA – Atendimento Sócio Educativo para Crianças e Adolescentes, em Rolim de Moura, vêm despertando a valorização do hino municipal e um aprofundamento na história da cidade, através do Projeto “Eu conheço nossa História”, idealizada pelos professores e Coordenação do Programa.
Segundo a coordenadora do PETI, Elisangela Duarte Calixto, o projeto surgiu com o propósito de instigar a vontade dos alunos em realmente conhecer o surgimento e o desenvolvimento do município, bem como do hino local. “Não basta conhecer, é preciso entender; sendo assim, toda nossa equipe decidiu se empenhar no projeto, levando aos alunos um entendimento maior do valor histórico da cidade de Rolim de Moura e de suas essências”, informou.
Entre as atividades do projeto, os instrutores levaram para a sala de aula diversos livros que narram a história do município, muitos deles escritos por desbravadores, propondo a eles alguns debates, como jogos de perguntas e respostas e diálogos com pioneiros. “Está sendo uma experiência marcante e muito interessante. Quem sabe, em breve, o projeto não tome outras dimensões, como o trabalho nas escolas do município”, informou uma das instrutoras, Alaisie Ferreira dos Passos. Segundo a instrutora Késia Vieira Ferreira, o Projeto ‘Eu conheço a nossa história’, abrange a interpretação de todos os elementos, tais como a bandeira do município, já trabalhado nas aulas, por meio de pintura em cartazes.
 João Meneguitti Filho, que também é instrutor do PETI, propôs à sua turma uma atividade referente ao hino de Rolim e sugeriu aos alunos a interpretação do mesmo, por meio de gravuras. “Muitos cantam, mas nunca pararam para analisar a essência dele; sendo assim, joguei o desafio nas mãos dos alunos para ilustrá-los. O resultado foi surpreendente”, revelou João.
A conclusão do projeto está prevista para ocorrer com uma Mostra Cultural no próximo dia 13 de agosto, no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho, a partir das 19h, onde haverá, além da exposição dos trabalhos, diversas apresentações musicais e diálogos com alguns desbravadores de Rolim de Moura. O evento será aberto ao público.

Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura
27 de julho de 2011

0 comentários:

Postar um comentário