Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Idosos comemoram aniversário coletivo

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Rolim de Moura realizou na quarta-feira, 27-07, uma grande festa na Casa para comemorar o aniversário de 113 idosos. O aniversário coletivo ocorre duas vezes ao ano, prestigiando primeiramente os aniversariantes de janeiro a julho, depois os de agosto a dezembro. Um bolo de 20 kg e um café da manhã especial marcou o início da festa, que decorreu durante todo o dia.
A solenidade iniciou às 8h, na presença de algumas autoridades públicas do município, com o corte e a distribuição do bolo. A partir daí, um suculento café da manhã, regado de muitas frutas, foi disponibilizado aos presentes, que logo partiram para a pista de dança, para curtir o tradicional bailão, que ocorre todas as quartas-feiras.
Para a Coordenadora do CCI, Dirlene Alves, o aniversário coletivo surgiu como uma forma de recordar e festejar a mudança de idade dos membros da Casa, demonstrando seus valores e a sua importância perante a sociedade. “Eles se sentem admirados e ficam muito felizes por lembrarmos o aniversário deles. Muitos têm somente a nós, nada mais justo de darmos a eles a alegria de comemorar mais um ano de vida, mesmo que de forma coletiva”, contou Dirlene.
A senhora Maria Oliveira dos Santos, 61 anos, moradora da Linha 192, lado Norte, há seis anos participando do Centro de Convivência do Idoso de Rolim de Moura, foi uma das aniversariantes homenageadas. Ela conta que nasceu em 13 de maio de 1950 e para ela estar ali é um motivo de orgulho. “Antes envelhecíamos sem ter o que fazer, era entediante; hoje temos os nossos ‘irmãozinhos’ e um espaço para nos divertir, somos valorizados e sempre lembrados pela Coordenação. Ser homenageada pelo aniversário, mesmo que depois da data, deixa-me muito feliz, isso tudo é muito importante na idade em que estamos”, destacou.
Acostumados a se encontrarem todas as quartas-feiras, cerca de 300 idosos do município deixam as suas casas uma vez por semana para se reunirem, dançarem, jogarem baralho e conversarem no Centro de Convivência do Idoso; ali eles tomam o café da manhã, almoçam e lancham, retornando aos seus lares na parte da tarde. No espaço, eles contam também com o apoio de diversos profissionais, que cuidam do estado de saúde físico e mental.
Como forma de divertimento, o grupo, que conta com um ônibus exclusivo, organiza frequentemente passeios turísticos pela região, principalmente em datas comemorativas. À exemplo disso, no próximo dia 10 de agosto, os idosos se preparam para mais um dia de lazer; desta vez no Balneário Lago dos Sonhos, localizado na RO 010, próximo ao município de Pimenta Bueno, em comemoração ao Dia dos Pais.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário