Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Proibido veículos automotores na Cavalgada

Uma reunião no Ministério Público de Rolim de Moura definiu na ultima quinta-feira (14-07), pela proibição de veículos automotores durante o percurso da Cavalgada de abertura da 26ª Expoagro – Exposição Agropecuária de Rolim de Moura. O Termo de Ajustamento de Conduta – TAC foi coordenado pelos promotores de justiça Diogo Boghossian e Karine Ribeiro, autorizando apenas a participação de cavalos e carroças no desfile. O TAC foi assinado por autoridades do município e pela diretoria da Associação Rural (Asrolim).
Alguns itens geraram polêmicas durante a discussão, como a restrição dos métodos de participação no evento, entretanto a aceitação foi unânime, tudo para evitar acidentes no decorrer da cavalgada e reduzir o número de participantes em estado de embriaguez, bem como fazer com que o evento retorne às origens tradicionais da essência da festa. As comitivas que seguem atrás de trio elétricos a pé também foram impedidas de participar.
Segundo Karine Ribeiro, Promotora de Justiça da vara da infância e Adolescência, no ano passado 12 menores de idade foram encaminhados ao Hospital Municipal em coma alcoólico, além de cinco adultos. “É uma estatística preocupante que não devemos deixar repetir em 2011”, disse ela, comentando ainda que “menores de idades que forem encontrados em situação de risco, como início de embriaguez, serão encaminhados a um salão, sendo liberados apenas com o comparecimento dos pais ou responsáveis, que terão que assinar um termo de responsabilidade pelo menor”.
Yuri Mesquita, um dos organizadores do evento, concordou com a determinação dos órgãos de segurança pública e reconhece que o efetivo da Policia Militar e do Corpo de Bombeiro é insuficiente para atender os participantes, que muitas vezes concluem o percurso em estados alterados, ele disse ainda que esta foi uma boa alternativa para o resgate da cultura sertaneja. “Pelo menos assim teremos novamente um desfile típico caipira, com bois e cavalos, resgatando as raízes do homem do campo. Certamente será um desfile agradável e muito bonito”, ressaltou, convidando a população à aderir a festa.
A Cavalgada da Expoagro acontecerá no próximo dia 31 de julho, partindo do Espaço Alternativo (centro), às 9h, com destino ao Parque de Exposições Governador Jorge Teixeira, sendo composto por Trio elétrico da Comissão Organizadora, carroças, cavalos e bois e pelas viaturas do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A previsão é que a festa termine às 13h. O estacionamento do Parque de Exposições estará liberado para os demais trios elétricos, comitivas e veículos automotores.
O descumprimento de qualquer cláusula do TAC acarretará em uma multa no valor de R$15 mil.
Fabiana Cortez/Diário da Amazônia/Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário