Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

Bovinocultura Leiteira é debatida em Dia de Campo

Incentivando e auxiliando pequenos e médios pecuaristas de Rolim de Moura a continuarem produzindo uma boa quantia de leite mesmo no período da seca, a equipe local da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) realizou durante a ultima sexta-feira um Dia de Campo sobre Bovinocultura Leiteira na Estancia Filho, localizada na Linha 172, km 13, lado Sul, local que já adotou a inseminação artificial e o manejo de pastagem para o melhoramento da qualidade do leite.
O dia de campo iniciou com o credenciamento dos pecuaristas, que logo puderam acompanhar um exemplo de produtor que verdadeiramente obteve êxito nas atividades leiteiras mesmo no período de seca. Para Isac Fogaça, gerente da Emater de Rolim, seria importante dividir a experiência de Durcelino dos Santos com os demais pecuaristas, que pretendem se dedicar ou já se dedicam à cultura leiteira. “Durcelino e sua família realmente demonstraram a importância da dedicação e dos cuidados essenciais para se conseguir êxito na pecuária leiteira, que neste lugar contou com a assistência técnica da Emater. Ele é um exemplo à ser espelhado pelos demais, demonstrando que é possível ter sucesso na produtividade mesmo durante a seca”, informou Fogaça.
De acordo com Durcelino, as atividades de melhoramento na pecuária leiteira em sua propriedade iniciaram em 2004, por meio do programa Proleite, onde geriram o Projeto Inseminar e melhoria da pastagem, por meio do cultivo do capim elefante, considerado uma grande fonte de proteína ao animal. O programa tinha uma projeção de alcançar uma meta até 2014, resultados que acabaram sendo antecipados pela dedicação. “Imaginávamos que iríamos atingir uma produção diária de 15 litros de leite por animal somente em 2014, contudo conseguimos alcançar esse objetivo em 2011, produzindo atualmente 180 litros de leite em 13 vacas. Numero relativamente superior aos demais produtores, que durante este período vem tirando cerca três litros de leite por animal”, contou o pecuarista, dizendo ainda que o segredo para superar a meta foi transpor amor e doação ao campo e às atividades relativas a ele.
O encontro contou com três estações, levando informações essenciais para o melhoramento genético, nutrição animal, por meio do uso e manejo do Capim Elefante, e a qualidade do leite. A cada estação, os pecuaristas acompanhavam atentamente as explicações do Zootecnista Anderson Khul, do gerente da Emater e do proprietário da Estancia, que relatou como conseguiu por em prática todos os elementos emitidos pelos técnicos da Emater, ressaltando o quanto é importante ao produtor ter muita vontade de trabalhar, confirmando que técnica sem dedicação não alcança resultado.
O evento atraiu cerca de 50 pecuaristas da região, que a partir do Dia de Campo poderão buscar junto a Emater novas alternativas para aumentar a produtividade do leite em sua propriedade, aumentando consequentemente a rentabilidade familiar.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura







0 comentários:

Postar um comentário