Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Equipamentos agrícolas jogados ao ar livre

Após a prefeitura de Rolim de Moura realizar em 1º de agosto uma solenidade pública para entrega de equipamentos agrícolas, que beneficiariam cerca de dez associações de produtores rurais do município, o legislativo municipal de Rolim denunciou ao Diário nesta semana que os equipamentos ainda não foram entregues às associações e estão jogados ao céu aberto, nos fundos da prefeitura e no pátio da secretaria municipal de Obras.
Parte dos equipamentos, entre eles, sete carretas agrícolas, um trator, um subsolador, quatro grades aradoras e nove roçadeiras constais, foram recebidos no almoxarifado do executivo municipal em 07 de julho passado, ficando desde aquela época sem nenhuma proteção para prevenir do sol, poeira e chuva, o que traz indignação ao vereador Sergio Sequessabe, relator da Comissão de Finanças e Orçamento, que tem como presidente o vereador João Rossi Junior.
Em 1º de julho, como parte das comemorações do aniversário da cidade, a Prefeitura realizou em frente ao órgão uma grande solenidade de entrega, ocorrido na presença de produtores rurais, presidentes de associações rurais, do deputado federal Padre Ton, da ex-senadora Fátima Cleide, do atual secretário de Estado de Agricultura – Anselmo de Jesus e de diversos vereadores, onde expôs todos os equipamentos.
Conforme explicou o vereador Sergio Sequessabe, tal solenidade deu a entender que as associações sairiam naquela mesma semana beneficiada com os produtos, fato que não ocorreu. “Eles fizeram tanto barulho, discursaram alegrando as associações, que acreditavam sair desde já com os produtos, prepararam às custas dos agricultores um almoço no Centro de Convivência do Idoso na presença dos parlamentares e depois de tudo, simplesmente falaram que só entregariam depois. Uma festa de desilusão”, concluiu Sequissabe.
Na época da entrega, Valdemar Espanhol, secretário municipal de Agricultura, disse que os novos equipamentos trariam, além da praticidade, uma redução no custo de produção, aumentando a rentabilidade dos produtores rurais do município, contudo até o momento os agricultores permanecem na esperança de receber o mais breve possível tais equipamentos.
A resposta
Ao procurar Valdemar Espanhol para saber o que ocorria com a demora da entrega, o secretário explicou que alguns equipamentos seriam remanejados para outras associações de produtores rurais, tendo em vista que algumas que seriam contempladas, já contavam com o mesmo equipamento. Além disso, ele disse ainda que houve uma pendência em parte do pagamento dos equipamentos, que ficaram impossibilitados de serem entregues. Outro fator que destacou foi o desaparecimento de um documento, por parte da Caixa Econômica, sobre a análise dos equipamentos para a liberação.
Os equipamentos são provenientes de emendas parlamentares e foram obtidos através de Fátima Cleide e dos ex-deputados federais Anselmo de Jesus (atual secretário de estado de agricultura) e Eduardo Valverde (morto num acidente automobilístico).
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura
27 de agosto de 2011

0 comentários:

Postar um comentário