Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jovens se reúnem para Conferência

Discutindo sobre democracia, participação e desenvolvimento da juventude, jovens de sete municípios da zona da mata estiveram reunidos nessa terça-feira, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, em Rolim de Moura, durante a 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude. A conferência ocorreu durante todo o dia e habilitou delegados para representar a zona da mata na etapa estadual.
Entre os participantes estavam alunos da rede pública e particular de ensino, membros da Pastoral do Menor de Rolim de Moura e do Projovem, representantes de sociedade civil e organizada, representantes de secretarias municipais de Ação Social, vereadores, secretários municipais e os prefeitos de Rolim de Moura, Tião Serraia, e de Nova Brasilândia D’Oeste, Valcir Sillas Borges.
Segundo o prefeito Sillas, ao contrário do que acontece eventualmente, o dia foi marcado pela possibilidade dos jovens irem ao encontro das políticas públicas, podendo expor suas idéias, além de buscar o apoio das três esferas do governo, a municipal, estadual e federal. “Com todos atentos às discussões foi possível desenvolver uma política primordial aos jovens da nossa região, definindo as particularidades e solucionando os problemas encontrados aqui”, ressaltou.
De acordo com a secretária municipal de Ação Social de Novo Horizonte D’Oeste, Neuza Aparecida de Carvalho, o evento foi um momento único que possibilitou aos municípios uma oportunidade singular para que cada um possa, após as discussões, ingressar para sua cidade com novos planos voltados à juventude. “Vejo esse momento como um marco, pois sei que ele impulsionará os participantes a retornarem para seus municípios estimulados a lutarem pelo direito da juventude. É envolvendo a sociedade que poderemos alcançar nossos objetivos de um ambiente adequado à todos”, declarou a secretária, que levou ao evento jovens representantes da zona rural e urbana de Novo Horizonte e da cidade.
Com o auditório lotado, os participantes acompanharam explanações relevantes acerca da atual situação da juventude e sobre as prioridades a serem definidas para a classe, visando a execução no decorrer dos próximos anos, até 2015. Eliezer Lopes da Silva, 14 anos, membro da Pastoral do Menor de Rolim de Moura há três anos, reconheceu o valor do momento e declarou que se cada jovem lutasse pelos seus direitos talvez haveria mais oportunidade para essa classe. “Mesmo sendo jovens não devemos nos anular de lutar pelos nossos direitos; idade não é sinônimo de imaturidade e é por isso que viemos aqui para demonstrar que existimos e que estamos acompanhando as ações vinculadas à juventude”, concluiu Eliezer.
A Conferência foi concluída com a elaboração e discussão das propostas a serem enviadas para a etapa estadual e com a eleição dos delegados que acompanharão a próxima etapa.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário