Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pesquisa revela poços contaminados


Uma pesquisa, denominada Projeto Aquarom – diagnóstico das águas dos poços rasos, realizada pelos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, revelou recentemente que os poços rasos de água do município estão todos contaminados por coliformes fecais. A pesquisa começou em 2010 e se prepara para a 2ª fase nos próximos dias em busca da comprovação da contaminação das águas de poços do município.
Coordenado pelo professor de química do Campus de Rolim de Moura, Rosalvo Stachiw, o projeto de extensão que está sendo realizado com o apoio dos acadêmicos de Engenharia Florestal, tem como objetivo demonstrar a qualidade da água consumida através de poços rasos, alertando a população aos eventuais riscos à saúde, com o propósito de buscar soluções aos problemas da sociedade.
Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde do município, a pesquisa foi iniciada em julho de 2010, através de um levantamento da quantia de poços existentes no perímetro urbano. Áreas sem a cobertura de Agentes de Saúde foram apuradas pelos próprios acadêmicos do curso. De acordo com o professor, a pesquisa registrou um total de 2.026 casas com poços, sendo que, desse total, 1.840 utilizam a água para o uso cotidiano. “É um numero aproximado que conseguimos registrar, havendo certa complexidade para um numero exato, haja vista, que algumas casas podem ter ficado fora da contagem por não ter ninguém na residência no momento do cadastramento”, explica Rosalvo.
Para a realização dos testes, 30 amostras de água foram coletadas em áreas diferentes do município, sendo, pelo menos, uma amostra de cada bairro da cidade. Saber se os córregos interfeririam na qualidade da água foi outra precaução tomada pela equipe.
COMPROVAÇÃO
Com o apoio do SAAE de Cacoal, Serviço Autônomo de Águas e Esgotos, as amostras passaram por análises microbiológicas, constatando que todas as amostras continham coliformes fecais, umas mais que as outras. Segundo o coordenador do projeto, tais contaminações, provavelmente, teriam ocorrido pela proximidade dos poços aos esgotos.
Novas análises
Mesmo com a comprovação das contaminações, Rosalvo explica que ainda é cedo para afirmar que o lençol freático do município esteja contaminado. “A pesquisa se resume em análise dos poços da cidade e está ocorrendo de forma cautelosa. Dizer que o lençol freático do município, estaria contaminado seria uma afirmativa insolente, pois para comprovar necessitaria uma pesquisa mais profunda acerca do tema”, revelou.
A conclusão da segunda fase do projeto está prevista para ocorrer em agosto de 2012. Cerca de 30 acadêmicos estão envolvidos na pesquisa.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura
11 de agosto de 2011

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria. Obrigado por divulgar nossa pesquisa. Um forte abraço da equipe do projeto.
Rosalvo

Fabiana Cortez disse...

Obrigada Rosalvo, saiba que poderá contar comigo quando precisarem. Estamos aqui pra divulgar notícias que também venham a somar com a melhoria do nosso município!

Postar um comentário