Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Caerd será obrigada a implantar hidrantes

O fogo é uma das causas naturais com maior poder de destruição, pensando nisso, com a pretensão de prevenir possíveis incêndios em Rolim de Moura, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou na tarde da ultima segunda-feira o projeto de Lei nº 107/2011, que obrigará a Caerd – Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondonia a implantar no município, pelo menos, seis hidrantes para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios. Aprovado por unanimidade, a casa aguarda agora a sanção do prefeito, Sebastião Dias Ferraz (Tião Serraia), para legitimar a Lei.
De autoria do vereador e também presidente da Câmara municipal, Jairo Benetti, o projeto surgiu após uma reflexão sobre a importância dos hidrantes em pontos estratégicos do município, vendo a dificuldade enfrentada pelo Corpo de Bombeiros quando acionado para combater incêndios. “Rolim de Moura tem crescido muito, atraindo grandes empreendimentos para a cidade, precisando urgente de readequação em termos de segurança, que a princípio é bastante falha. Se hoje o Corpo de Bombeiros tiver que atender um incêndio no sentido oposto da Caerd, ele deverá atravessar a cidade para abastecer o caminhão de combate a incêndio, perdendo tempo”, declarou Benetti.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do município, Tenente Trevisoli, sempre que a unidade necessita reabastecer seu reservatório ela é obrigada a deslocar até o bairro Cidade Alta, onde está a Caerd, para utilizar o sistema de hidrante por gravidade, que é insuficiente para atender um município com mais de 50 mil habitantes. “Existem áreas em Rolim que estariam hoje desprotegidas no caso de um incêndio de grande proporção, pois não teríamos condições suficientes para combatê-lo, sendo os hidrantes de importância significativa nesse tipo de ocorrência”, informou o tenente, que além dos hidrantes urbanos, almeja mais outro como o da Caerd, que funciona por sistema de gravidade.
PONTOS ESTRATÉGICOS
Para definir os pontos em condições de receber os hidrantes, a Câmara e o Corpo de Bombeiros estiveram reunidos recentemente com a Caerd mapeando os locais favoráveis para a implantação do sistema, identificando de seis locais.
Segundo informou Benetti, ficou definido que será implantado hidrante na região central do município – próximo a Rua Guaporé e próximo a Prefeitura e nos dois extremos das Avenidas 25 de Agosto e Norte Sul. Atualmente dois loteamentos do município contam com o apoio de hidrantes, sendo eles o Esplanada e o Planalto, mas segundo informações, ambos ainda não foram ativados.
A partir da publicação da Lei, a concessionária prestadora dos serviços terá um prazo de 24 meses para adequar o sistema de hidrantes, tendo ainda a obrigação de se responsabilizar pela manutenção e ampliação do sistema.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário