Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rolim recebe Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos

A fila para o cadastramento iniciou cedo, por volta das 6h, com pessoas vindas de todos os pontos da cidade, sobretudo da Zona Rural de Rolim de Moura, para garantir o atendimento gratuito ao diagnóstico de câncer; tudo isso porque na manhã dessa terça-feira, 27, o município foi contemplado com uma importante visita do Hospital de Câncer de Barretos, que enviou sua Unidade Móvel para a realização de exames clínicos sem custo algum à sociedade, auxiliando 200 pacientes num possível diagnóstico da doença.
Segundo informou o médico oncologista e cirurgião geral, Dr. Rafael Haiker, do Hospital de Câncer de Barretos, a presença da Unidade Móvel em alguns municípios do Estado tem sido uma forma de retribuição à colaboração financeira destinada ao Hospital para financiar o tratamento de pacientes com câncer, “trazendo ao município a oportunidade de um diagnóstico gratuito e antecipado à quem não tem condições suficientes para buscar no meio particular, como um presente do Hospital de Câncer de Barretos aos moradores do município colaborador”, ressaltou o médico.
A primeira etapa, ocorrido durante todo o dia em frente ao Hospital Municipal Amélio João da Silva, consistiu em cadastrar os interessados em fazer o exame, que eram atendidos conforme a idade do paciente, visando garantir o bem estar dos mais idosos. Na equipe, formada por um motorista, três técnicos em enfermagem, uma enfermeira e um médico especializado, as atividades se baseavam na organização, dividindo em exames de preventivos (papanicolau) à responsabilidade da enfermeira, e os exames de câncer de próstata e de pele ao médico.
Inicialmente a meta era atender 120 pacientes, contudo observando a grande procura pelo diagnóstico o numero subiu para 200, contemplando 100 exames preventivos, 50 de próstata e outros 50 destinados ao câncer de pele. De acordo com Dr. Rafael, conforme ocorriam a análise de possíveis câncer de pele, quando na necessidade, o paciente era submetido à cirurgia dentro da própria Unidade Móvel, já equipada para intervenções cirúrgicas.
Acompanhada da neta, Solange Pizolio, dona Maria Breganholi Heguedix, 82 anos, moradora da Linha 184, lado sul, ficou sabendo do atendimento por meio dos profissionais da Policlínica, não perdendo tempo foi a primeira a ser submetida ao exame de diagnóstico de câncer de pele, que após muita exposição ao sol, por trabalhar na roça sem qualquer proteção, resultou no aparecimento de diversas lesões na face. “São três anos convivendo com as feridas que não saram”, diz a idosa, com voz baixa e corpo debilitado.
Não muito diferente do caso de Dona Maria, o caminhoneiro Irineu Nandi, 51 anos, chegou a frente ao Hospital Municipal em busca de um diagnóstico por volta das 07h; nele, uma ferida na região do nariz tem causado preocupação. “Eu vim pra ter certeza se há ou não algum problema com relação a minha saúde, uma vez que há dois meses estou com uma ferida no nariz que não cicatriza”, conta ele, dentro da Unidade Móvel.
O Hospital de Câncer de Barretos tem realizado o trabalho de prevenção com Unidades Móveis em sete estados brasileiros, entre eles Rondônia. Após passarem por Rolim de Moura, a Carreta seguiu nesta quarta-feira para São Felipe, realizando os exames preventivos durante todo o dia, partindo posteriormente para os demais municípios estipulados pela equipe.
LEILÃO DIREITO DE VIVER
O Leilão que possibilitou a vinda da Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos aconteceu no dia 28 de maio deste ano. Denominado 1º Leilão Direito de Viver – em prol do Hospital do Câncer de Barretos, o evento ocorreu no Parque de Exposições do município, atraindo centenas de pessoas dispostas a colaborar com a campanha.  No dia, 276 animais, além de eletrodomésticos, entre outros produtos, foram leiloados arrecadando um total bruto de R$206.371,50, que após debitar as despesas do evento resultou num valor líquido de R$175.631,34, destinado integralmente ao Hospital de Barretos.
O leilão foi fruto da dedicação da coordenadora de Barretos, Ana Maria Lima, juntamente com o apoio ilimitado de Maria Waltrick Fernandes e de Lucí Elena Catelani, ambas de Rolim.
“Só quem enfrenta de perto uma luta contra o câncer sabe do sofrimento que é, mas se pudermos evitar o sofrimento das demais famílias, por meio da nossa dedicação assim faremos, porque enquanto tivermos força para combater a dor do ser humano estaremos auxiliando, por meio desse apoio, o Hospital de Câncer”, relatou emocionada Maria Waltrick, voluntária da Associação de Amigos de Rolim de Moura – Aamirom, que perdeu sua mãe, vítima de câncer.
O próximo leilão já tem data definida e está previsto para acontecer em 30 de maio de 2012. Denominado 2º Leilão Direito de Viver, o evento tem como slogan – “Mãos que Ajudam”, abrindo mais uma vez a oportunidade para a sociedade participar e colaborar, podendo os interessados entrar em contato, por meio de ligação, através dos números (69) 3442-1115, (69) 8439-4767 ou ainda (69) 8466-1073, com Maria ou Lucí.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura







0 comentários:

Postar um comentário