Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sábado, 29 de outubro de 2011

PM incentiva arte no muro


Tintas, pincéis e muita imaginação tem sido parte do cotidiano de muitos alunos das escolas públicas e particulares de Rolim de Moura, após a Polícia Militar lançar em 2011 a 6ª Edição do Projeto Arte no Muro, nas dependências do Quartel. Os desenhos foram iniciados na ultima semana e devem seguir até 15 de novembro, data prevista para a conclusão do projeto.
Segundo o Major Guillande, comandante da 2ª Cia do 4º Batalhão de Polícia Militar, a idéia de pintar temáticas sociais nos muros do Quartel surgiu em 2002, quando decidiu reforçar a integração entre PM e sociedade, demonstrando que a Polícia vem a somar com o bem-estar da população. “A meta era evidenciar que a Polícia Militar não é um órgão intimidador, conforme idealizam algumas crianças e adolescentes, mas que existimos para assegurar a tranquilidade da sociedade, vendo-nos como amigos”, enfatizou o Major. A idéia deu tão certa que hoje o paradigma se quebrou, resultando na aproximação social dos eixos.
Neste ano, 16 escolas decidiram se associar ao projeto, que tem ocorrido sem distinção de idade, sendo desenvolvido por crianças desde o maternal até ao ensino médio, transformando o branco dos muros em amplos quadros de arte, transportando temas atuais em informações importantes para a comunidade, como preservação do meio ambiente e da vida, conscientização no trânsito, entre outros temas que não venham a ferir o caráter das pessoas ou a fazer analogia ao crime.
Para a aluna da Escola Maria Lira, Priscila da Silva, 14 anos, pintar o muro tem sido uma grande experiência para transpor as emoções e pensamentos, desenvolvendo ainda a comunhão de idéias. “Decidimos fazer uma menina apagando um usuário de drogas, para evidenciar que a droga deve ser extinta da vida de todos, num trabalho arquitetado pelo nosso grupo”.
As pinturas acontecem no horário da aula, com o material adquirido pela própria PM, sendo os alunos encaminhados, na companhia dos professores, para o quartel, soltando a imaginação para criar os desenhos, o que para a professora de artes da Escola Ulisses Guimarães, Valdineia Alves, tem sido uma oportunidade de divulgar os jovens talentos. “Através do trabalho temos descoberto talentosos alunos, que muitas vezes estavam escondidos no bairro sem uma chance de expor sua aptidão”, concluiu a professora.
Após o término das pinturas no muro, a meta da PM é também renovar as cores da sede do quartel, valorizando os princípios éticos da Instituição, conforme destacou Major Guillande.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura


0 comentários:

Postar um comentário