Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alunos recebem medalhas da 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia

Como forma de reconhecimento às atividades relacionadas à 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA foi entregue durante a manhã de ontem (18) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Comandolli Lira,  nove medalhas de condecoração, a nível nacional, sendo oito de bronze e uma de ouro aos alunos que obtiveram maiores notas no Projeto organizado em âmbito nacional pela Sociedade Astronômica Brasileira, juntamente com a Agência Espacial Brasileira. Todos os envolvidos receberam um certificado de participação.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto em Rolim de Moura, Maria Isabel Borche, a OBA foi realizada no mês de maio após um convite emitido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sendo aplicado por meio da disciplina de Ciências Naturais aos alunos do Ensino Fundamental. “Ao receber o convite notei uma grande importância no tema despertando a vontade de envolver os alunos de forma mais aprofundada sobre astronomia e astronáutica e ciências afins, fomentando o interesse”, destacou.
A solenidade de entrega dos prêmios foi acompanhada por diversas autoridades públicas do município, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jairo Benetti, o Comandante da Polícia Militar, Major Lauri Guillande, o representante do Governo Estadual, Eloir Miguel, bem como o representante de Ensino – Raimundo Rufino e o vereador Rodnei Paes.
Na visão do representante de Ensino, Raimundo Rufino, “o projeto foi de grande importância para despertar a curiosidade dos alunos a respeito da astronomia, enriquecendo o conhecimento dos participantes e elevando o nome da escola pela iniciativa de tomar parte da 14ª OBA”.
O projeto foi dividido para ser aplicado em nível nacional por categorias, sendo nível I – 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, nível II – 4º e 5º ano e nível III – 6º ao 9º ano. Durante a avaliação, foram escolhidos dez alunos com melhor desempenho de cada categoria. A prova envolveu questões de astronomia contendo atividades práticas e observacionais, onde os alunos tiveram que responder dez questões, sendo cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas sobre energia.
Após a avaliação, nove alunos da Escola Maria Lira acabaram sendo condecorados com medalhas juntamente com os demais participantes do Brasil, sendo oito de bronze e uma de ouro, esta ultima vencida pelo aluno João Vitor, promovendo a iniciação científica no município. Após a entrega das medalhas, todos os estudantes envolvidos no projeto, bem como os professores e a Escola receberam certificados pela participação. A escola Maria Comandolli Lira foi a única do município a participar do evento.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário