Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Demora na Coleta de Lixo gera revolta

O acumulo de lixo em frente às casas e comércios têm sido um cenário constante observado em vários bairros de Rolim de Moura, decorrente da falta de uma coleta rotineira do lixo por parte da prefeitura Municipal, que realiza os serviços através da secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
O problema está sendo motivo de muita reclamação, pois de acordo com os moradores a passagem dos caminhões de lixo não acontece com a freqüência que deveria. No bairro Beira Rio, segundo informou o cobrador Reinaldo Batista da Silva, a coleta só tem acontecido uma vez por semana. “Aqui eles passam só na segunda-feira, mas mesmo assim, em algumas ocasiões ainda deixam caixas de lixo para trás”, alegou.
Em outros bairros como o Cidade Alta, o recolhimento é sempre uma incógnita, ficando algumas vezes quase 20 dias com o lixo exposto nas ruas, conforme declarou a dona de casa, Neusa Lourdes Moraes. “A demora é tanta que o mau cheiro toma conta da rua, favorecendo também a ação dos animais, que acabam rasgando caixas e sacolas, resultando numa grande imundícia na via”, critica Neusa.
De acordo com o cabeleireiro Antonio Pascoal, a demora na coleta de lixo não é o único problema que incomoda a população; a falta de fiscalização dos terrenos baldios é outro fator relevante. “Além de a gente ser obrigado a conviver com o lixo, ainda tem o problema dos terrenos baldios, que servem de lixeiro e esconderijo de marginal, porque ninguém vem aqui fiscalizar e cobrar dos responsáveis a limpeza do local. Fica difícil assim”, desabafou, cobrando uma ação das autoridades competentes, acerca das fiscalizações sanitárias e notificações.
Fugir do acúmulo de lixo tem sido uma tarefa complexa, isso porque uma alegação do secretário Municipal de Obras, Jenival Ferreira (Cafezinho), deixou claro que os veículos utilizados na prestação dos serviços vivem mais quebrados do que na ativa, atrapalhando a efetividade da ação. “Hoje temos apenas dois caminhões para realizar a coleta em todo o município, mas por serem velhos demais vivem dando problema dificultando o trabalho, por vezes acabamos tirando os caminhões de outras áreas pra poder ajudar nesse serviço”, declarou.
O secretário informou ainda que a prefeitura já está com um projeto de terceirização dos serviços em andamento, mas por enquanto não haverá outra alternativa senão aguardar o processo licitatório ser concluído, algo poderá acontecer somente em 2012.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura





0 comentários:

Postar um comentário