Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Direitos da Criança e do Adolescente são debatidos

Rolim de Moura sediou mais uma vez uma importante Conferência Regional da Zona da Mata para deliberar propostas para a etapa estadual. Desta vez a pauta foi os Direitos da Criança e  do Adolescente, contando com o envolvimento e participação das cidades de Rolim de Moura, Alto Alegre dos Parecis, Alto Floresta d’Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia d’Oeste, Novo Horizonte d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste.
A solenidade de abertura aconteceu na noite da ultima quinta-feira, 03-11, com diversas apresentações culturais realizadas pelos membros da Pastoral do Menor e do grupo de dança Segredos da Alegria – do Teatro Municipal no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho, na presença de autoridades dos municípios participantes, iniciando a mobilização social para as discussões sobre o tema, que foi explanado, discutido e elaborado durante a sexta-feira, 04-11, no auditório da Faculdade de Rolim de Moura – Farol.
O evento foi organizado no decorrer do ano pelas Secretarias Municipais de Ação Social das cidades envolvidas, além dos membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com o objetivo de articular e pactuar ações sobre o Sistema de garantia dos direitos e a prática e monitoramento da Política Nacional e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no âmbito municipal e regional, tendo o envolvimento dos gestores do Executivo, dos poderes legislativo e judiciário, bem como da sociedade.
De acordo com o Presidente do CMDCA de Rolim de Moura, Paulo Afonso, esta foi a oitava conferência municipal realizada no município, mas a primeira de âmbito regional, sendo avaliada como positiva para a adequação dos planos à necessidade dos municípios. “Como cada local tem sua característica é interessante quando temos a oportunidade de acompanhar e discutir o que é melhor para nossa região, elaborando propostas que venham a somar para a nossa realidade”, enalteceu.
A Conferência foi finalizada com a eleição dos delegados (as) que representarão a Zona da Mata durante a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, conforme orientações do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONEDCA.
 Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário