Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Iniciado a revisão do Eleitorado de Castanheiras

Desde o ultimo dia 16 de novembro, uma equipe da 15ª Zona Eleitoral, do Cartório Eleitoral de Rolim de Moura, está em Castanheiras para uma revisão do eleitorado, com o propósito de coletar os dados biométricos, conforme a Resolução do TRE nº27/2011, e de verificar a regularidade das inscrições eleitorais do município. A revisão acontece na Câmara Municipal de Vereadores e quem não comparecer terá o título cancelado.
A coleta dos dados biométricos, que consiste identificar uma pessoa por meio de características biológicas (anatômicas e fisiológicas), como impressão digital, formato do rosto, entre outras, iniciou por Porto Velho, sendo estendido posteriormente aos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e para Castanheiras.
De acordo com Evair Simão de Souza, chefe de cartório, cerca de 3,4 mil eleitores do município terão até 16 de dezembro próximo para comparecer na Câmara Municipal, entre as 08h e 17h para o cadastramento. “Para o ato, será necessário que o eleitor apresente um documento de identificação pessoal com foto e um comprovante de residência atualizado”, informou Evair. O Juiz da 15ª Zona Eleitoral de Rolim de Moura/RO, Dr. Audarzean Santana da Silva, é o responsável por conduzir o processo revisional em Castanheiras.
Além do cadastro biométrico, Evair explicou ainda que aqueles que se encontra com débito junto ao TRE também deverão comparecer na revisão, haja vista que os juízes da 15ª Zona Eleitoral responsáveis pelo município permitiram a quitação. Ele alertou ainda sobre a importância do eleitor verificar possíveis pendências para que o problema também possa ser solucionado.
Vantagem
Para a Justiça Eleitoral, com o sistema biométrico haverá uma segurança reforçada na hora do voto, eliminando a possibilidade de um indivíduo votar no lugar de outro, uma vez que o novo sistema além de ser identificado com a impressão digital, também identificará através de um foto, impressa na folha de votação manuseada pelo mesário. A meta é que até 2018 todo o sistema atinja 100% do eleitorado, conforme a expectativa do Tribunal Superior Eleitoral.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário