Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SINE INICIA CURSOS DE CAPACITAÇÕES

Preocupado com a média de seguro-desempregos realizados por mês, o Sistema Nacional de Empregos – SINE da Regional de Rolim de Moura anunciou ontem a abertura das inscrições para três cursos de capacitações, manicure e pedicure com pintura decorativa, elaboração e análise de Projetos Sociais e Manutenção de Micro Computador. As vagas são limitadas.
A gerente da Regional, Neusa Cera, disse que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), através do SINE, tem buscado preencher a lacuna do desemprego, que na região da Zona da Mata está entre 150 e 200 por mês, diagnosticados por meio de entradas ao Seguro-Desemprego. “Tendo em vista ao número de desemprego, considerado preocupante, temos trabalhado constantemente na preparação profissional de trabalhadores desocupados, por meio dos cursos, até mesmo para incentivar o empreendedorismo”, declarou.
Neusa explica que cada curso terá um público alvo, detectado conforme a necessidade social observada durante a elaboração dos Planos de Ação, desenvolvidos em conjunto com o Conselho Municipal de Trabalho.
Para as aulas de Manutenção de Micro Computador, observada como uma área promissora, qualquer trabalhador sem ocupação poderá participar. O curso de Manicure e Pedicure com pintura decorativa em Unhas terá como público alvo trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família. Pela segunda vez em três anos, haverá também as capacitações na área de Elaboração e Análises de Projetos Sociais, direcionadas aos representantes em Comissão ou Conselho de Políticas Públicas de Emprego e Renda, que de acordo com a gerente será algo de grande importância para esclarecer os interessados em como preparar um projeto de qualidade para atingir o anseio.
Desde que soube do curso de manutenção de computador, o estudante Lucas Dias, decidiu abraçar a oportunidade, vendo nela um salto para sua inserção no mercado de trabalho. “Como o computador virou uma necessidade, acredito que será uma área bastante promissora, porque certamente haverá demanda de trabalho, que por consequência será bastante benéfico para mim”, enfatizou.
Com duração total de 200 horas, a meta é poder contribuir na geração de renda, com a preparação do pequeno empreendedor, que também terá a oportunidade de iniciar um trabalho autônomo, por meio de um incentivo do Banco do Povo, que oferece uma linha de crédito facilitada para iniciar um pequeno empreendimento.
Atualmente o SINE intermedia por mês de 130 a 150 empregos na Zona da Mata, auxiliando na contratação de uma empregada doméstica até o alto escalão de uma empresa. Dessa forma, somente em 2011, cerca de 1,9 mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho.
O SINE foi instituído pelo Decreto n.º 76.403, de 08 de outubro de 1975, e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT, que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil, tendo como intuito promover a intermediação de mão-de-obra.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário