Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sábado, 4 de fevereiro de 2012

AULAS ATRASAM PARA RETIRADA DA COBERTURA DO PÁTIO

Uma das escolas da rede Estadual de Ensino de Rolim de Moura, Escola Estadual Nilson Silva, bairro Jardim Tropical, foi obrigada a atrasar o início das aulas após a cobertura do pátio apresentar ameaças de desabamento. A promessa é que as aulas iniciem na próxima segunda-feira (06).
A diretora da Escola, Solange Matter, declarou que os problemas começaram a aparecer em novembro passado, enquanto ela e outros professores se encontravam em treinamento em Porto Velho. Ela conta que um dos vigias da instituição foi quem percebeu que o pátio estava cedendo, informando-a acerca da situação. “Lembro que ele (o vigia) me ligou no sábado avisando sobre o pátio. No mesmo dia acionamos o Corpo de Bombeiros para uma vistoria, que compareceu imediatamente e comprovou o problema emitindo uma notificação ao Estado para tomar providências, isso aconteceu em 12 de novembro passado”, declarou a diretora ao mostrar a notificação.
Dando continuidade ao processo, no dia 17 de novembro de 2011 o engenheiro civil do Departamento de Obras e Serviços Públicos, Jivago Costa, esteve na Escola para fazer um laudo de vistoria, encaminhado em seguida ao setor competente para a elaboração de um projeto de construção de uma nova cobertura.
De acordo com Solange, por diversas vezes o secretário Executivo Regional, Iloir Miguel Alberti, buscou saber em Porto Velho o andamento do processo, que nesta semana resultou da retirada da atual cobertura para não comprometer a vida dos alunos no retorno às aulas.
Para o pai de um aluno, Claudinei da Silva, a condição do pátio era um motivo de muita preocupação, pois apesar de interditado no fim do ano letivo em 2011 sentia medo que o pior pudesse acontecer. “A gente tinha preocupação, porque a qualquer momento poderia acontecer o desabamento do pátio e como o início das aulas foi se aproximando e nada acontecia para impedir o problema a tensão só aumentava”, contou.
O desmanche da velha cobertura iniciou na ultima segunda-feira e segundo informou a direção da escola, a promessa é que até o fim de semana todo entulho gerado pela desestruturação seja retirado do local para evitar acidentes com os alunos e a infestação de pragas como o caramujo africano. As aulas devem iniciar no próximo dia 06, quando cerca de 1.390 alunos iniciarão o ano letivo.
A Escola Estadual Nilson Silva foi criada em maio de 1986 e a ultima reforma ocorrida no local aconteceu em 2010, com a substituição da parte elétrica e hidráulica, ampliação de um bloco de salas e a adequação de acessibilidade com rampas, no entanto nada foi mexido no pátio, que segundo Solange foi criado há mais de 15 anos.
As aulas deverão prosseguir sem a cobertura do pátio, que ainda não tem previsão para acontecer, haja vista que o projeto segue em processo de licitação.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário