Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PONTE É LEVADA PELA FORÇA DAS ÁGUAS

A forte chuva que caiu em Rolim de Moura no ultimo dia 19 de fevereiro destruiu uma ponte de quase 50 metros de extensão, sob o rio Bambu, na Linha 200, km 04, lado Norte, comprometendo o escoamento das produções agrícolas daquela região e a circulação pelo trecho.
Segundo a agricultora, Isaltina Jacomini, a chuva do dia 19 foi tanta que durante a manhã arrancou a ponte de uma propriedade rural localizada antes da ponte da estrada. No período da tarde, com o aumento de volume do rio Bambu, toda a ponte foi levada pela água. No local, restou apenas os pilares de sustentação, alguns chegaram a mudar de posição puxados pela força da água que ultrapassou a superfície encobrindo cerca de 200 metros da estrada. “Era água demais”, relembra a aposentada. “Ficamos ilhados, porque na ponte anterior a essa o rio também passou por cima da superfície, ainda bem que não carregou, mas deixou nossa família e os vizinhos sem ter para onde ir”, concluiu.
Desde que caiu, há ainda muitas pessoas que são pegas de surpresa pela situação, porque não há nenhuma placa no local que indique a interdição a partir do KM 04. Durante a noite o perigo é ainda maior, haja vista a escuridão que toma conta do local. Não há nada que indique que a ponte está quebrada, o que coloca em risco a vida de quem trafega pelo lugar.
O técnico em Agropecuária, Willian Zanella, foi um dos desavisados que se deparou com a circunstância, tendo que retornar até a RO 010, Entre Rolim de Moura e Pimenta Bueno, para encontrar outra Linha de acesso ao destino visado. “As autoridades competentes deveriam ter colocado alguma placa nessa estrada para avisar que a partir do KM 04 não dava para prosseguir. Eu pretendia visitar um cliente, mas agora não sei se vou conseguir outra estrada de acesso. Perdi tempo e dinheiro”, enfatizou.
Segundo Isaltina, no mês de outubro do ano passado, uma equipe da secretaria Municipal de Obras esteve no local e realizou reparos na estrutura, substituindo madeiras comprometidas por novas. Ela disse ainda também que a ponte tem mais de 18 anos e que há anos não ocorria uma cheia tão forte no local como a registrada neste mês.
Para avaliar a situação, o secretário Municipal de Obras, Jenival Ferreira “Cafezinho”, esteve no local na ultima sexta-feira e disse que já providenciou junto a equipe da Pasta a elaboração de uma placa informativa a ser fixada na entrada da Linha para alertar o problema. Ele disse ainda que a ponte deverá ser reconstruída assim que cessar as chuvas. “Como o rio está muito cheio a alternativa será aguardar até que ele reduza o nível para que possa restaurar o acesso, enquanto isso quem precisar se deslocar à frente do quilômetro 05 terá que passar pela Linha 196, acessando o Travessão. A madeira necessária para realizar o trabalho já está sendo providenciada, bem como o resgate das que foram levadas pela correnteza do rio”, concluiu.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário