Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

São Francisco do Guaporé: Moradores sentem tremor de terra

Um abalo sísmico de baixa intensidade foi sentido durante a madrugada de sexta-feira (24) por moradores na região de São Francisco do Guaporé, sudeste de Rondônia. Eles afirmaram ter sentido os tremores, além de ouvirem o barulho gerado pelo abalo.
De acordo com o servidor público, Valdeci Inocêncio Beatino, que mora na Linha 02, KM 08, zona rural da cidade, há mais de 10 anos, esta foi a primeira vez que presenciou algo semelhante. Ele contou que estava dormindo quando por volta da 01h40 foi surpreendido com o tremor, causando espanto nele e na família. “Eu estava deitado, mas minha esposa estava acordada quando a casa estremeceu. Junto com o abalo, houve também um grande estrondo. Foi um susto”, relatou.
O tremor durou cerca de segundos, mas foi o suficiente para ser sentido por outros moradores da região. Valdeci afirmou que na Linha 04, o amigo Francisco Machado também sentiu o abalo. “Eu cheguei na prefeitura e comentei o que havia acontecido, então Francisco alegou igualmente ter sentido o tremor”, completou Valdeci.
Segundo moradores, na hora do sismo chovia muito na região. Algumas pessoas chegaram a afirmar que por volta das 07h do mesmo dia outro sismo foi sentido, no entanto com menos intensidade do que o registrado durante a madrugada.
Ondas emitidas no Observatório Simológico da UNB
No Observatório Sismológico (SIS) da Universidade de Brasília - DF, o analista de sinais sísmicos, João Alberto Cruz, declarou que durante o primeiro horário revelado pelos moradores foi captado pelo sistema um ruído extenso. Dados da estação mais próxima (SAML), localizada na Usina Hidrelétrica de Samuel, em Candeias do Jamari, a 40 quilômetros da Capital, Porto Velho, indicaram que aconteceu em escala de magnitude de duração de 3,6 segundos, vindos da região epicentral da Província de Pando, na Bolívia (loc. Epicentral 10º43’5.37”S 9’24.92”O), sendo um tremor configurado de baixa escala (microtremor), sem atividade sísmica intensa. O analista informou que por ser de baixa intensidade e por não haver prédios altos ou pontes extensas na região não há motivos para a população ficar preocupada. “Todos podem ficar tranqüilos quanto à intensidade do tremor, pois não ocasionará danos materiais severos”, enfatizou.
Segundo João Alberto, um tremor geralmente dura cerca de um minuto, contudo apenas alguns segundos são notados pela população, devido à forma da propagação do tremor, que atinge o pico na fase de ondas de superfície. “O tremor assustou a população devido ao horário ocorrido; como a maioria estava dormindo, acabaram se assustando”, concluiu.
Segundo o Painel Global, um aplicativo que mostra a Terra em tempo real e seus fenômenos naturais, durante a madrugada de sexta-feira também foi registrado na fronteira entre Peru e Equador (- 4.6 graus Richter) um terremoto de classificação leve às 02h56 GMT, com profundidade de 159 km. Outro terremoto de classificação leve foi apontado no sul do Peru (- 4.6 graus Richter), às 06h50 GMT, com profundidade de 121 km.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário