Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Fecomércio debate propostas para Convenção Coletiva

A caravana da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia – FECOMÉRCIO esteve ontem em Rolim de Moura para debater junto à classe empresarial do município as clausulas propostas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços do Estado de RondôniaSITRACOM. Antes de se reunir com os empregadores na Associação Comercial e Empresaria, a Comissão esteve na prefeitura e na Câmara Municipal, onde assinalaram a possível implantação de uma Unidade de Atendimento da Federação.
Ao chegarem ao Município, o presidente da FECOMÉRCIO, Raniery Coelho, o superintendente, Rubens Nascimento, o presidente da Comissão de Negociação Salarial da Comissão Coletiva, Osmar Santana, além da Assessoria jurídica e outros membros da Federação, estiveram na prefeitura num encontro rápido com o prefeito Sebastião Dias Ferraz “Tião Serraia” e parte do seu secretariado, onde falaram das ações em desenvolvimento junto ao comércio, como o debate das propostas da Convenção Coletiva enviadas pelo SITRACOM. Na oportunidade, discutiram também a implantação de uma Unidade da Federação para intensificar as ações na Zona da Mata, como os cursos aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC que já acontecem em parceria com o Município, mas em local provisório.
A meta, segundo Raniery, é implantar uma unidade na cidade, até mesmo para trazer ainda mais capacitações aos profissionais do comércio, além do setor da saúde. A partir da discussão, o prefeito se apresentou favorável à implantação, enfatizando o apoio do Município para a implantação da Unidade.
Durante a tarde a reunião foi com os vereadores, onde se debateu em principal as regulamentações de leis envolvendo o funcionamento do comércio local, em especial durante os finais de semana, em que o comércio só pode funcionar até as 12h, o que para o superintendente da Fecomércio, Rubens Nascimento, torna-se uma repressão ao desenvolvimento econômico da cidade. “Num momento em que se vive o desenvolvimento global é importante que o livre arbítrio seja respeitado, cabendo a cada um a decisão de fechar ou não seu comércio em feriados e finais de semana, como algo facultativo e não imperativo, haja vista que hoje é o comércio o maior responsável pela economia municipal”, concluiu.
A passagem pelo município foi encerrada com a conscientização da classe empresarial acerca das discussões das novas cláusulas sociais propostas pelo SITRACOM, que são elaboradas a cada dois anos. A meta é ouvir a classe do estado de Rondônia para que amanhã (07) haja a primeira rodada de negociação com o SITRACOM, marcada para acontecer em Vilhena.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário