Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 20 de março de 2012

JACARÉ DE QUASE DOIS METROS É CAPTURADO NO CENTRO

Foto: Corpo de Bombeiros
Um passeio inesperado de um jacaré da espécie jacaretinga pela Rua Jamari, próximo da Avenida 25 de Agosto, causou espanto em algumas pessoas na madrugada de sexta-feira (16) no centro de Rolim de Moura. O animal com quase dois metros de comprimento apareceu no meio da rua, mas foi capturado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e entregue ao seu habitat natural novamente.
A guarnição que estava de plantão teve trabalho para conseguir mobilizar o jacaré, por se tratar de um animal traiçoeiro e de grande porte. O sargento bombeiro militar Lindoney participou da captura e disse que para mobilizá-lo, a guarnição posicionou a viatura de frente com o animal, com o propósito de ofuscar as vistas para facilitar a mobilização, que segundo ele não foi tão fácil. “Essa foi a primeira vez que participamos de uma mobilização de um animal de grande porte como esse no perímetro urbano, mas com cautela conseguimos mobilizá-lo com sucesso e levá-lo para uma represa de uma propriedade particular com grande área de preservação, localizada na RO 383”, declarou.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por uma pessoa que passava pelo local por volta da 1h30. Apesar de ser madrugada, um grupo de espectadores se formou nas proximidades para acompanhar a captura.
O fato causou estranheza em toda população, sendo pauta de debates populares durante a sexta-feira. Pessoas que passavam pelo local onde o bicho foi capturado ficavam surpresas ao saber da história. “Como pode ter surgido um jacaré tão grande no meio da cidade? Isso é espantoso”, disse o autônomo Mario Vieira.
De acordo com o comandante do CBM, tenente José Carlos Trevisolli, situações como essa são incomuns em Rolim de Moura, principalmente em áreas como onde o animal foi encontrado, uma vez que não há mata fechada nem grandes rios na redondeza. Segundo ele, o contínuo desmatamento em regiões próximas da cidade, que dão acesso ao Rio Anta, afluente que atravessa a zona urbana do município, possa ser o causador do episódio.  “Como ainda há um grande desrespeito ao meio ambiente, é provável que este animal tenha se perdido pelos afluentes e entrado no córrego, ficando confuso a ponto de evacuar pelas ruas. Por sorte o animal não atacou ninguém, nem mesmo causou um acidente de trânsito, que poderia ter acontecido tendo em vista que estava no meio da via”, explicou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, durante o período compreendido pelo inverno amazônico é bastante comum encontrar animais silvestres no meio da cidade. Dentre os bichos mais capturados estão o porco espinho, cobras, filhotes de jacaré e capivaras.
Após o acontecimento, Trevisolli comentou o quanto é importante a preservação de matas ciliares e de áreas de preservação para evitar essas ocasiões. Ele disse também que ao presenciar fatos semelhantes o melhor a ser feito é manter distância do animal e acionar os órgãos competentes, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA ou o Corpo de Bombeiros, através do número 193.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário