Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

segunda-feira, 12 de março de 2012

Obstáculos nas ruas e calçadas ainda atrapalham acessibilidade

As calçadas com desnível e as tantas barracas encima delas, alem de produtos expostos nas mesmas ainda são empecilhos aos portadores de necessidades especiais, como deficiências físicas e visuais. Como se não bastassem os obstáculos, há ainda um sério problema de desrespeito às poucas rampas existentes. Tudo isso motivou o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Rolim de Moura a expedir uma recomendação ao Município.
De acordo com a Promotora, Karine Ribeiro, há necessidade de uma fiscalização mais severa por parte da prefeitura e determinou ao Prefeito, Sebastião Dias Ferraz “Tião Serraia” que tome tal atitude com vistas aos dispositivos de acessibilidade às pessoas com deficiência. “Em razão do mau estado de conservação de algumas calçadas e a ausência de passeio público em diversas localidades é importante que alguma providência seja tomada com celeridade e que o município haja com maior rigor”, declarou.
Ele destacou a falta de respeito com as calçadas públicas, muitas vezes ocupadas por objetos, enfatizou ainda a ausências de meio-fio e pavimentação em logradouros públicos, que se tornam também obstáculos aos que necessitam de uma locomoção segura, no entanto se obrigam a locomoverem pelas vias públicas.
O aposentado, Marcos Vieira, cadeirante há 10 anos, quando foi vítima de acidente de trânsito, conta que apesar de ter se habituado às dificuldades de locomoção em Rolim seria ótimo se o município operasse mais na fiscalização, bem como providenciasse as soluções necessárias para uma locomoção mais pacífica. “A gente acaba se acostumando aos obstáculos, mas sem dúvida seria ótimo se as autoridades tomassem providência para resolver os problemas”, destacou.
A promotora recomendou ainda a importância de se atentarem às adequações de edifícios públicos ou de uso coletivo, que precisam se adaptar às normas de acessibilidade. Com relação ao assunto, o prefeito declarou que já tem se atentado às adequações, até mesmo nas escolas do município. “Algumas escolas já passaram por adequações e já tem proporcionado mais tranqüilidade para as pessoas que precisam. Sei que há muito a fazer, mas o Executivo Municipal tem buscado resolver os problemas conforme pode”, enalteceu.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário