Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 9 de março de 2012

População quer ficha limpa para cargos comissionados ou de confiança

Uma proposta de resolução do Conselho Nacional de Justiça estende para todos os tribunais do País a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Uma decisão semelhante está sendo tomada pelo Conselho Federal de Medicina que também quer aderir a Lei para as próximas eleições internas. Confiantes de que a ação possa a vir melhorar a qualidade nos Poderes, diversas pessoas em Rolim de Moura se posicionaram de maneira positiva para que ela também possa valer para a proibição da nomeação de pessoas atingidas pela Ficha Limpa às funções ou cargos de confiança.
De acordo com o presidente da Subseção da OAB de Rolim de Moura, a falta de consciência política e cidadã da população foi o que levou as autoridades a elaborar esse tipo de Legislação. “Ela só existe porque ainda falta por parte da própria população uma posição mais severa com relação aos candidatos. Foi preciso criar uma Legislação para auxiliar o cidadão à distinção dos bons e dos maus políticos do país. Já que a Lei vai funcionar para o próximo pleito eleitoral, seria importante que ela também fosse aplicada durante as nomeações de pessoas em cargos de confiança e comissionado em qualquer tipo de Poder Público, seja ele Legislativo, Executivo e até mesmo no Judiciário”, enalteceu.
O empresário rolimourense, Carlinhos Rasteiro, destacou que seria muito válida a aplicação da Lei em se tratar de cargos públicos, visando maior transparência junto à comunidade. “Hoje para ser contratado em um concurso público já se cobra uma infinidade de precedentes criminais, dentre outros documentos que comprovem a idoneidade do cidadão, o que me faz a refletir que já se passou da hora de empregar a mesma conduta em se tratar de cargos públicos de confiança ou algo semelhante”, destacou.
A opinião da população foi unânime sobre a importância da empregabilidade da Lei Ficha Limpa, visando uma revolução política no Brasil. Segundo o empresário Robsom Emmerich, a ação seria um respaldo maior ao cidadão na hora da escolha. “Poderia evitar que a corrupção se alastrasse ainda mais, tendo em vista que haveria mais precaução durante as indicações para ocupação de cargos públicos, uma posição mais justa que contribuiria para o desenvolvimento social”, concluiu.
Luciana Rocha, que é segurança, destacou que caso ela viesse a aconteceu poderia haver uma frenagem na corrupção do País, criando um consenso para uma atuação ética, perante a sociedade.
O prefeito Sebastião Dias Ferraz “Tião Serraia”, posicionou-se à favor das atribuições da Ficha Limpa em se tratando aos cargos públicos e declarou tal conduta já tem sido utilizada no Executivo Municipal.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jairo Benetti, em Rolim de Moura já existe uma Lei em vigência que propõe a Ficha Limpa aos cargos do Legislativo e Executivo Municipal. O projeto foi proposto pelo vereador Rudnei Paes e contou com a contribuição dos demais vereadores para a elaboração da mesma.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário