Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 6 de março de 2012

Saúde da Mulher é foco de Campanha

A agricultora Ana Brito não pensou duas vezes ao saber da programação, deixou de lado os afazeres no campo durante a manhã de ontem e foi parar na Clínica da Mulher, onde aconteceu a abertura da Semana da Mulher, com uma gama de serviços destinados ao público feminino de Rolim de Moura, visando a prevenção e o bem estar.
O evento, intitulado “Mulher do Século 21, Mulher Saudável. Você cuida do mundo e nós cuidamos de você” prosseguirá até o término da semana e entre as metas traçadas, o município tem buscado atingir um maior número de atendimentos ao exame preventivo do Colo do Útero, onde na ultima campanha revelou um número alarmante de incidências.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Roberto Diniz, em setembro passado, durante a passagem da Unidade Móvel do Hospital de Câncer da Barretos em Rolim de Moura, foi diagnosticado 11 casos de câncer no colo do útero de 80 exames realizados no município. “Um número consideravelmente alto e preocupante, mas que ao ser diagnosticado a tempo facilitou os pacientes na busca de um tratamento efetivo ”, revelou Diniz.
 Segundo a diretora da Clínica da Mulher, Lucia Moura Barros, a estimativa é que pelo menos duas mil mulheres busquem atendimento até o término da semana. Para isso, a Clínica dispôs de um horário amplo de funcionamento, iniciando as 7h30 e seguindo com as atividades até as 17h30.
A programação foi preparada pela Clínica da Mulher, em parceria com uma faculdade particular de Rolim de Moura, e iniciou com um café da manhã e homenagens às mulheres, que ganharam flores e lembrancinhas. Somente no primeiro dia da Campanha foram oferecidos atendimentos como exame clínico das mamas e do colo do útero, atendimento em ginecologia e obstetrícia, teste rápido de HIV, glicemia capilar, aferição da pressão arterial, além de palestras sobre a importância da prevenção da saúde e de acidente doméstico.
Para a dona de Casa, Carmosa Maria da Silva, que também esteve presente na Clínica, a abertura da Semana da Mulher foi uma surpresa que a fez se sentir especial e valorizada. Ela conta que anualmente vai até a Unidade para fazer um check up da sua saúde e que sem saber foi até a Clínica na abertura das festividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. “Fiquei muito feliz ao chegar aqui e encontrar a Clínica toda decorada, com pessoas felizes em poder contribuir. É importante que todas as mulheres busquem a prevenção, porque a vida não aceita desaforo. Devemos nos cuidar hoje, para estar bem amanhã”, concluiu.
Os atendimentos estão sendo realizados por cerca de 150 pessoas, entre servidores municipais, profissionais da Faculdade São Paulo e Unopar, bem como por universitários dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e farmácia.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário