Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

domingo, 15 de abril de 2012

Moradores exigem expansão de Rede Elétrica

Por Fabiana Cortez
Cansados de terem energia elétrica através de rabichos, moradores dos bairros São Cristóvão e Boa Esperança em Rolim de Moura se reuniram na ultima quarta-feira (11) para pedir soluções urgentes ao problema. Em posse de um abaixo-assinado, com nomes de outros moradores que também se sentem lesados com a situação, um grupo da comunidade compareceu à sede da Eletrobrás – Distribuidora de Energia de Rondônia para exigir o cumprimento de seus direitos.
A dona de casa, Fabiana Gomes, que mora no bairro Boa Esperança, foi quem iniciou o movimento. Segundo ela, energia elétrica sem rabicho e iluminação pública são itens indispensáveis para o bem estar e a segurança da população nos dias de hoje. “Como nossos direitos estão sendo violados, nada mais justo que unirmos a força para reivindicar nossos direitos, principalmente porque há muitas pessoas que estão sendo prejudicadas com essa situação”, destacou.
De acordo com o representante comercial, Ozias Leno, a energia improvisada pela própria Eletrobrás, em algumas ruas do Bairro São Cristóvão tem criado mal-estar quando necessitam utilizar a eletricidade. “É tão desconfortante precisar utilizar um eletrônico ou um eletrodoméstico e não poder usufruir com qualidade porque a energia elétrica chega fraca em nossa residência que não dá mais para suportar essa situação. Quanto mais passam os dias, pior fica nossa condição, porque aumenta o número de moradores e consequentemente os gatos também”, alegou.
O grupo disse ainda que nas ruas Afonso Pena e Poeta dos Anjos a energia só chega até as residências porque é puxada da Avenida Rolim de Moura. O mesmo fato se repete na Rua das Acácias que puxa a energia de postes da Avenida Palmeiras.
Outro problema também é agravante no período da noite; a escuridão que toma conta das ruas pela ausência da iluminação pública favorece a criminalidade e aterroriza principalmente os estudantes que precisam andar pela via, afirmou a estudante Keila dos Santos. “Sou obrigada a enfrentar o breu dessas ruas de segunda e sexta-feira e muitas vezes precisei chamar a Polícia Militar para poder chegar em casa com segurança por estar sendo seguida por pessoas em atitudes suspeitas”, desabafou a jovem.
No escritório da Eletrobrás em Rolim de Moura, o Líder de Gestão Local, Tercílio Bottega, explicou que há anos a empresa tem buscado tentar concluir os trabalhos de expansão da rede elétrica não só nos bairros São Cristóvão e Boa Esperança, como também no Cidade Alta, entretanto quatro licitações já foram realizadas para resolver o problema, mas a falta de compromisso das empresas contratadas resultou na não conclusão das obras. Ele disse ainda que a Eletrobrás já realizou uma nova abertura de carta convite para a contratação do grupo que executará o término dos serviços, mas somente na próxima segunda-feira a Eletrobrás teria um posicionamento. “A Eletrobrás também está preocupada com a situação e tem buscado soluções ao problema com celeridade, por mais difícil que seja suportar por mais um tempo a situação é necessário que se haja paciência para que a expansão da rede seja concluída o mais rápido possível”, concluiu.
Os moradores informaram que aguardarão até a segunda-feira (16) para que a Eletrobrás apresente um novo parecer à comunidade prejudicada.

0 comentários:

Postar um comentário