Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nova Brasilândia d'Oeste - Vergamento garante boa produção de café

Por Fabiana Cortez
Acelerando a brotação precoce, o “vergamento” da planta do café tem trazido resultados positivos aos cafeicultores que já adotaram a técnica em Rondônia. Um exemplo de produtor que adotou a prática, o capixaba Geraldo Jacomim (54), que mora em Nova Brasilândia d’Oeste, tanto insistiu que venceu na lavoura. Com um cafezal de arrancar elogios, a prática do envergamento em sua propriedade na Linha 138, lado sul, em Nova Brasilândia, tornou-se fonte de estudos.
Segundo Geraldo, que tem atualmente uma área plantada de 15 hectares, desde que adotou o vergamento, com mudas de estaca, chamadas de mudas clonais, oriundas de plantas matrizes, sua lavoura de café Conillon, passou a produzir muito mais, saltando de uma produção proveniente de semente de 11 sacas por hectare para uma média de 80 sacas por hectare. “Como ele força a planta com cerca três meses de idade a uma brotação precoce, eu consigo uma produção rápida e de qualidade, formando uma lavoura pareada e com lucratividade logo na primeira safra”, destacou.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Izaac Miranda, formado em engenharia agrônomica pela Universidade Federal de Rondônia, o “vergamento” contribuiu na condução de lavouras de café, através de um manuseio do caule da planta, trazendo inovação à cafeicultura. “Essa produção tem sido um orgulho ao município, com resultados surpreendentes e que permite uma produtividade logo nos primeiros anos de vida, proporcionando vantagens que não se comparam à produção com sementes”, enalteceu.
Dados da secretaria Municipal de Agricultura destacaram que em 2011 a produção do município foi de 5,8 mil toneladas de café do tipo robusta, coletadas de uma média de 3.2 mil propriedades rurais daquele entorno, o que coloca o município na sexta posição como maior força produtiva da cultura no Estado, ficando atrás de Alta Floresta, Alto Paraíso, Machadinho do Oeste, São Miguel do Guaporé e Cacoal, numa escala crescente.
Segundo Isaac, a meta é que essa produção passe um aumento significativo, elevando  novamente a cultura do café no Estado e que tem sido debatido até na Comissão de Agricultura do Senado, presidida pelo senador Acir Gurgacz, que no final do mês de março reuniu em Cacoal centenas de produtores dispostos a dar um novo fôlego à Cafeicultura.

0 comentários:

Postar um comentário