Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Saúde dos Equídeos é debatida durante encontro

Por Fabiana Cortez
Veterinários de todos os escritórios da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron se reuniram nos dias 03 e 04 de abril em Rolim de Moura para tratar da Sanidade Animal com foco em doenças de equídeos, como anemia infecciosa e o mormo. O treinamento foi elaborado para propor uma ação unificada entre os fiscais.
De acordo com a médica veterinária e coordenadora estadual do programa nacional de Sanidade Equídea, Emanuela Panize, em 2011 a Agência Idaron registrou 230 novos casos de anemia infecciosa equina, após realizar uma média de 16 mil exames em todo o Estado. Entre as regiões com maior incidência, ela ressaltou a região de Rolim de Moura, onde foi coletado um grande número de amostras para realizar os exames. Enquanto palestrava, Emanuela explicou que o sacrifício animal é indispensável quando diagnosticado a doença, para evitar que os demais equinos, asininos e muares sejam infectados. “A ação da vigilância epidemiológica e sanitária e a forma mais eficaz para a prevenção de doenças e para que haja um trabalho de um nível equiparado em todo o Estado é importante que haja treinamentos como o que ocorre hoje em Rolim”, enalteceu.
Ainda sobre a anemia infecciosa equina, a médica veterinária ressaltou que a contaminação pode acontecer por meio da difusão sanguínea, através de picadas de insetos hematófagos ou materiais infectados, como seringas.
Segundo o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges, o treinamento faz parte das ações regidas pelo Governo Confúcio, visando constantes capacitações dos servidores para uma atuação mais enérgica. “É imprescindível que os fiscais tenham conhecimento dos resultados das atividades já efetuadas e que se atualizem acerca das normas e procedimentos técnicos, tendo um acompanhamento da realidade epidemiológica do Estado para uma ação unificada em todos os cantos de Rondônia”, concluiu.
Para tratar de outra doença em equino, o mormo, o encontro contou com a presença do gerente estadual de defesa sanitária animal da Adagro - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, Marcelo Brasil, que apresentou um levantamento dos casos, em especial na região do Nordeste, onde ainda é realizado diversas vaquejadas, que propiciam a disseminação da doença. Segundo explicou, o mormo (doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei) havia sido extinto do país em 1967, mas em 1999 voltou a ser detectado, em especial nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Sergipe. “Embora não haja registro em Rondônia a prevenção é a única maneira de evitar que ela atinja solípedes (eqüinos, asininos e muares) nesse Estado. A característica principal da doença é a formação de nódulos e úlceras no trato respiratório e na pele, podendo causar pneumonia no animal e um emagrecimento progressivo”.
Com dois dias de duração, no primeiro dia os médicos veterinários receberam todas as instruções relevantes acerca da atuação, por meio de palestras teóricas, partindo no dia seguinte para um treinamento prático, realizado em um Aras em Rolim de Moura.
Segundo o supervisor regional da Idaron, Rodrigo Fujihara, as palestras foram bastante produtivas e contribuirão na reciclagem profissional dos participantes. Ao todo 75 médicos veterinários estão recebendo o Treinamento, que será encerrado hoje.

0 comentários:

Postar um comentário