Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

segunda-feira, 12 de maio de 2014

VEC DÁ GOLEADA DE SOLIDARIEDADE E DOA SANGUE



(Por Fabiana Cortez)
 A semana do Vilhena Esporte Clube (VEC) começou bem. Após a vitória sobre o Rolim de Moura Esporte Clube, por 1 x 0 no ultimo sábado (10), em Rolim de Moura, o time compareceu à Unidade Coletora de Sangue de Vilhena nesta segunda-feira (12) para doar sangue.  A iniciativa dos atletas chamou a atenção e lotou o hemocentro.
A ação, mobilizada na ultima semana pelo próprio grupo levou os Lobos do Cerrado a levantaram cedo, mas desta vez o destino não era o campo de treinamento. A ação começou a ser planejada na ultima semana, após uma roda de bate-papo no término do treino, como grande parte dos jogadores nunca havia doado sangue, eles decidiram abraçar a causa e dar exemplo de cidadania.
O goleiro titular do VEC, Dalton Munaretto, foi quem iniciou a mobilização do grupo. “Quando o assunto entrou em discussão na volta do ultimo jogo contra o Genus, decidimos debater mais essa possibilidade até mesmo para incentivar outras pessoas a se tornarem doadoras. Além de praticar solidariedade e dar exemplo, essa ação também trás satisfação em poder ajudar ao próximo com um gesto tão simples, mas tão importante onde eu doo um pouco de mim sem que isso me prejudique”, enfatizou o arqueiro.

Após a explicação de como seguiria as etapas, os atletas passaram pelos exames clínicos e partiram para ataque, ao efetivar a doação. Os primeiros a encherem as bolsas de sangue foram os goleiros Dalton e Wagner, ambos doando pela primeira vez. “Assim como tomamos a iniciativa, seria importante que todos torcedores do Vilhena também abraçassem essa causa, porque são vidas que podem ser socorridas com no máximo 45 minutos levados entre todo o processo, sendo menos de 10 minutos para encher a bolsa de sangue. Procedimento rápido e que conta com a atenção especial da equipe do Hemocentro”, disse Wagner.

Entre os atletas do elenco, o meia Sorocaba era um dos poucos que já doava sangue. “Essa é a segunda vez que participo, a primeira foi para ajudar um amigo. Mas contribuir por puro voluntarismo traz uma sensação de bem estar que não da pra explicar”, revelou.

Para a Michele Toledo, assistente social do Hemocentro de Vilhena, o que o time realizou hoje tem uma força imensa nessa batalha cotidiana por novos doadores. “Além de serem admirados pela torcida, essa iniciativa ajuda e muito para que os torcedores abracem a causa e participem da doação. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou um procedimento médico com a necessidade de uma transfusão de sangue, por isso quando se mantém o estoque de sangue regular muitas vidas podem ser garantidas”, explicou.





0 comentários:

Postar um comentário