Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vilhena registra 179 focos de calor e ocupa quinta posição em RO

(Por Fabiana Cortez)

As queimadas constantes registradas em Vilhena elevou o município ao quinto lugar no ranking de focos de calor, segundo dados do Sipam – Sistema de Proteção da Amazônia. De janeiro a agosto foram 179 focos registrados.
Segundo o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Vilhena, grande parte dos incêndios ocorre principalmente às margens das rodovias, como a BR-364. A baixa umidade aliada à falta de consciência são fatores contribuintes ao aumento significativo nos registros em agosto. Além de afetar o meio ambiente e prejudicar a qualidade do solo, as queimadas também contribuem às causas de acidentes nas rodovias, resultado da baixa visibilidade ocorrida pela fumaça. Os focos são registrados, sobretudo, durante as noites.

QUEIMADAS EM TERRENOS BALDIOS
Em 2014, o Corpo de Bombeiros de Vilhena também foi constantemente acionado para combater focos de incêndio em terrenos baldios, em alguns casos, o incêndio tomou proporções preocupantes, conforme relatou tenente Guedes, do Corpo de Bombeiros. “Foram muitos os chamados, após o fogo se alastrar incontrolavelmente em pastos secos. O incêndio florestal toma proporções preocupantes neste período em consequencia à baixa da umidade, e as faíscas de fogo se espalham facilmente podendo gerar outros focos de incêndio que podem atingir até residências”, declarou.

ACOMPANHE O RANKING.
Segundo o Sipam, foram registrados em Rondônia 3.227 focos de calor até agosto. A capital Porto Velho liderou o ranking de focos, seguindo de Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Machadinho do Oeste e Vilhena.
1º. Porto Velho - 1.296 focos;
2º. Nova Mamoré – 283 focos;
3º. Candeias do Jamari – 263 focos;
4º. Machadinho do Oeste – 239 focos;
5º. Vilhena – 179 focos.

0 comentários:

Postar um comentário